Webinário debate conceitos centrais do programa Jovem de Futuro
Encontro promovido pelo Instituto Unibanco contou com o lançamento do terceiro volume da série de livros sobre o programa
No dia 8 de dezembro, o Instituto Unibanco realizou o webinário Teoria da Mudança na Educação: A Experiência do Jovem de Futuro. O encontro contou com o lançamento do livro Gestão e avanço contínuo em educação – A Teoria da Mudança no programa Jovem de Futuro, terceiro volume da coleção sobre o programa. Com mediação do jornalista Antônio Gois, o debate trouxe os conceitos que desenham a experiência do Jovem de Futuro e contribuem para a promoção de melhores resultados educacionais. Para tanto, contou com apresentação de Mirela de Carvalho, gerente de Gestão do Conhecimento do Instituto; e participação de Binho Marques, consultor em gestão pública pela Todo Mundo e Cada Um (TMC1), e Sergio Lazzarini, professor do Insper.
Antônio Gois iniciou o último webinário do ano promovido pelo Instituto falando sobre a atuação do Jovem de Futuro, desde a sua criação, como um projeto piloto em escolas, até sua conversão em uma política de rede pública, em larga escala, atuando em vários territórios. Segundo o jornalista, os resultados gerados pelo programa deram origem ao terceiro livro, lançado no evento, que explica a cadeia causal assumida pela intervenção do programa, mostrando como os efeitos da gestão se propagam até beneficiarem o público que mais importa, os estudantes das redes estaduais do Ensino Médio.
“O nosso objetivo aqui é promover uma reflexão sobre a Teoria da Mudança, conceituando inclusive o que é a Teoria da Mudança e a sua importância para a criação de políticas públicas e também para formações na gestão escolar”, explicou.
Em seguida, Mirela de Carvalho apresentou o livro Gestão e avanço contínuo em educação – A Teoria da Mudança no programa Jovem de Futuro. Para a especialista, o valor do material está em questionar como será feita uma transformação na educação, em como ela irá contribuir com a qualidade da educação e quais recursos e insumos podem ser colocados em prática para gerar resultados. Em outras palavras, como essa teoria da transformação pode fazer com que os jovens aprendam mais e se desenvolvam integralmente. Para que isso aconteça, a autora do livro explicou que é de suma importância a aproximação dos gestores com pesquisadores e acadêmicos, gerando conhecimentos ao longo do processo.
“A gente –os gestores e o mundo lá da ponta da escola – tem problemas que precisam ser transformados em perguntas de pesquisa. E isso é uma via de mão dupla, pois um resultado de pesquisa precisa ser traduzido em uma resposta para a sociedade”, afirmou.
A Teoria da Mudança
Sergio Lazzarini trouxe o uso das teorias para o debate. Para ele, elas são imprescindíveis, mas necessitam ser confrontadas com dados e evidências, assim como foi realizado na pandemia de Covid-19 com o uso das máscaras e o distanciamento social. Segundo o especialista, na
Educação não poderia ser diferente. Com base em sua experiência em gestão de impacto, ele aponta que não é possível uma organização gerenciar algum resultado sem uma teoria por trás. Para além das métricas, é preciso de um processo sistematizado, conceitos.
“Com a Teoria de Mudança, você tem algo mais lógico, mais afunilado, para você trabalhar”, afirmou.
Por fim, Binho Marques aproveitou sua fala para refletir sobre o rumo da educação no Brasil. Segundo ele, o Brasil enfrenta duas grandes dificuldades na tomada de decisões assertivas na Educação: a falta de um Sistema Nacional de Educação, que assim como o Sistema Único de Saúde (SUS), predisponha padrões de qualidade a serem seguidos; e a falta de um rumo para as secretarias de Educação pelo País. Para Marques, as secretarias precisam ter uma Teoria de Mudança para saber para onde querem ir e quais os caminhos a seguir.
“Por esse motivo a publicação desse livro, esse debate, as pesquisas feitas pelo Instituto Unibanco são tão importantes e oportunas”, afirmou.
O webinário Teoria da Mudança na Educação: A Experiência do Jovem de Futuro está disponível na íntegra no canal do Instituto Unibanco no YouTube:
Os três livros sobre a experiência do Jovem de Futuro podem ser acessados na íntegra no Observatório de Educação, do Instituto Unibanco: https://www.institutounibanco.org.br/iniciativas/especiais/colecao-jovem-de-futuro/