TOPO

Seduc-CE realiza Semana do Estudante com atividades culturais e incentivo ao protagonismo jovem

15/08/2020 | Editado em 28/10/2020 19:07

De 10 a 14 de agosto, a Secretaria da Educação (Seduc) do Ceará promoveu a Semana do Estudante, com ações em comemoração ao Dia Nacional do Estudante, celebrado em 11 de agosto. Todas as atividades, realizadas de maneira virtual devido à pandemia da COVID-19, integram a agenda do AoGosto do Aluno, iniciativa que promove uma série de atividades voltadas aos jovens durante o mês de agosto.

Nos dias 10, 11 e 14, foram realizadas transmissões ao vivo de uma mostra cultural com produções de alunos que se destacaram no Festival Alunos que Inspiram, ocorrido em 2019. Obras nas categorias de desenho, cordel, fotografia, música intérprete, conto, escultura, poema, música autoral, grafite, quadrinhos, crônica e pintura foram apresentadas ao público e comentadas pelos mediadores do evento, também estudantes.

Já na quarta-feira (12), em que se celebrou o Dia Internacional da Juventude, foi a vez dos colóquios temáticos, em que os participantes puderam trocar ideias sobre organização de rotina, uso de jogos virtuais, construção de trajetórias de sucesso e sarau virtual. O formato dos colóquios foi pensado, especialmente, para que os estudantes exercessem o papel de protagonistas como mediadores e debatedores, apresentando as suas experiências relacionadas a cada assunto.

Finalizando a semana de programação especial, na sexta-feira (14), houve o webinar “Diálogos Educacionais: Protagonismo Estudantil”. Na ocasião, os jovens puderam discutir como têm se articulado para ajudar uns aos outros no processo educativo durante a pandemia, além da importância das escolas em sua formação crítica, respeitando a liberdade e a individualidade de cada um.

Para Thayane Silva Alves, moradora do assentamento Lagoa do Mineiro, em Itarema, e estudante da 2ª série do Ensino Médio na Escola do Campo Francisco Araújo Barros, a escola ensina o valor da liberdade:

“não a liberdade de fazer o que quiser, mas de proporcionar aos alunos espaços de expressão de pensamentos, não nos enxergando apenas como números, e sim, nos preparando para conviver em sociedade. Temos liberdade para pensar e falar”.

Aulas

Paralelamente a estas atividades, a semana também contou com momentos dedicados à aprendizagem de conteúdos da base curricular. Além das aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que continuam ocorrendo com transmissão pelo Youtube, iniciou-se no dia 10 de agosto o Programa Vamos Aprender, que exibe nas TVs Ceará e Assembleia programação educativa diária, contemplando todos os níveis de ensino da educação básica.

Formação

Os educadores também tiveram acesso a atividades específicas ao longo da semana, começando por uma webinar sobre a programação de apoio à formação docente – eixo competências para a avaliação formativa, na segunda-feira. Na quinta-feira (13), foi transmitida uma live sobre o acolhimento do outro na empatia do encontro, com a participação de professores e profissionais da área da saúde mental.

As atividades realizadas pela Seduc-CE contam com o apoio do Instituto Unibanco, responsável pelo programa Jovem de Futuro, que tem foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, na sua permanência na escola e na redução das desigualdades educacionais por meio da gestão da educação. Desde que foi implementado no Ceará, em 2012, em parceria com a Seduc, observou-se um importante avanço na nota IDEB do estado, de 3,35 (2013) para 3,84 (2017), com aumento em seus índices de aprendizagem e aprovação em todo seu território, alcançando a 4ª colocação no ranking IDEB.