Cinema Nosso atua com capacitação de jovens para ingresso no mercado audiovisual


O Cinema Nosso foi fundado na cidade do Rio de Janeiro por sete jovens, no ano 2000, durante a produção do filme brasileiro “Cidade de Deus”. Hoje, a organização é um centro audiovisual, de inovação e tecnologia, com diversos programas para crianças, jovens, pessoas do grupo LGBTQIAPN+ e pessoas negras.
A manutenção da sede, um casarão histórico no bairro da Lapa, é um dos desafios que a instituição enfrenta. Sem outros recursos que comportem esse tipo de gasto, além do fomento do programa do Instituto Unibanco, tem sido difícil a adaptação do espaço físico e a resolução de problemas estruturais e elétricos.
Mesmo com as dificuldades cotidianas, a organização promove iniciativas voltadas para reflexão e construção de projetos de vida, gestão de carreira e desenvolvimento de competências socioemocionais para seus públicos-foco.
Crianças e adolescentes, de 9 a 16 anos, recebem formação em audiovisual e novas tecnologias com o objetivo de ampliar o senso crítico e fomentar as 10 competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As iniciativas são realizadas em parceria com escolas municipais, próximas à instituição.
Para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, o projeto Super Hacka Kids estimula a autonomia, utilizando a metodologia “faça você mesmo”, por meio de práticas de prototipação de tecnologias com foco na resolução de desafios cotidianos reais. O projeto oferece cursos gratuitos em cinema e jogos digitais, que proporcionam uma experiência única de aprendizado e diversão.
Jovens de 18 a 29 anos podem participar de capacitação em audiovisual, novas tecnologias e cultura digital, com cursos de cinema, produção de jogos, laboratório de roteiro para séries, criação e técnicas de podcast, programação, marketing digital, narrativas para redes sociais, dentre outras, preparando-os para o mercado de trabalho.
Em 2022, o Cinema Nosso atendeu a cerca de mil pessoas e expandiu sua atuação no estado, com ações presenciais nos municípios de Duque de Caxias, Itaboraí e Macaé. Também passou a oferecer formação online para todo País, com ênfase na Região Nordeste.
Impacto do Programa de Fortalecimento Institucional
Em 2021, a partir de um diagnóstico inicial, o Cinema Nosso definiu três prioridades para trabalhar nos três anos do programa: fortalecer a captação de recursos, aperfeiçoar o processo de monitoramento e avaliação, ambas parcialmente concluídas, e aperfeiçoar processos de gestão de pessoas (já iniciado).
Na área de captação de recursos, a organização estruturou um plano de desenvolvimento, contendo um processo para fortalecer o relacionamento com os patrocinadores e a fidelização de doadores. Também diversificou as fontes de recursos, por meio da locação de espaços da sede e aplicação a editais públicos e privados, com aprovação de cinco projetos.
Com o propósito de dar novos rumos ao monitoramento e à avaliação das ações implementadas, a instituição contratou um profissional especializado, responsável por elaborar um manual sobre a área e mensurar os resultados, o que propiciou obter dados consolidados do impacto dos projetos.
No que diz respeito à gestão de pessoas, os processos estão em andamento. Por conta da limitação orçamentária, o Cinema Nosso ainda não possui um profissional nem ferramentas para a área, desafio que a instituição pretende superar neste ano, assim como fortalecer a captação de recursos com a diversidade de fontes.
“As principais mudanças, após o percurso de quase três anos com o Instituto Unibanco, são o fortalecimento da gestão e as capacidades internas. Isto porque alinhamos as atividades do programa do Instituto Unibanco com o fazer de cada um. Dessa forma, temos um aumento de participantes do Cinema Nosso nas atividades e maior diversidade no alcance do programa.”
Saulo Silos, coordenador