Com o fomento do programa, Adesc/PA amplia parcerias e abrangência
A Associação de Desenvolvimento Comunitário de Santa Maria do Pará (Adesc/PA), fundada em 1988, está sediada no município de Santa Maria do Pará, com atividades voltadas às zonas rural e urbana, para promover a articulação de associados e seus familiares por meio de atividades econômicas, culturais, desportivas e ambientais, com especial foco na educação.
A associação também promove ações para combater a violência doméstica, favorecer a emancipação feminina e autonomia econômica por meio da geração de renda e capacitação em temas como políticas públicas, saúde, educação, segurança, empreendedorismo, empoderamento, dentre outros.
Na celebração dos seus 35 anos, a associação lançou o primeiro podcast “Encontro de Gerações”, que deu início à série Adesc Cast, em estúdio próprio, montado com recursos do edital. “Se hoje temos um estúdio é poque o Instituto Unibanco tem apoiado a gente. Essa história começou na pandemia, quando eu me tornei voluntário e queria fazer alguma coisa pela comunidade. Vimos o edital e em duas noites escrevemos o texto para nos aplicarmos. Saiu o resultado e não estávamos entre as 30 instituições escolhidas. Passado um tempo, eu resolvendo umas coisas na rua, quando recebi um e-mail do Instituo Unibanco, dizendo que a organização selecionada do Pará não tinha enviado os documentos e a Adesc era a próxima da lista. Eu me tremi todo! Imediatamente mandei a documentação para o instituto e assim começou nossa relação”, explicou Floriano Lucas de Abreu, vice-presidente da associação. Com o fomento, alavancaram a história da instituição e fortaleceram parcerias para implementar projetos. Também ampliaram a abrangência de suas ações para mais comunidades, como os municípios de Abaetetuba, Augusto Correa e Curuçá.
Na área da educação, os públicos-foco são crianças, adolescentes, jovens, pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidades ribeirinhas. Em 2022, atendeu mais de 1.000 pessoas, por meio dos projetos Ler para Educar, Jornada Literária, Moara Leitura do Mundo e da Comunidade, biblioteca e brinquedoteca comunitárias.
Impacto do Programa de Fortalecimento Institucional
O Plano de Desenvolvimento Institucional da Adesc/PA contempla três objetivos, a serem perseguidos até 2023: otimizar os processos de captação de recursos; qualificar o processo de elaboração de projetos; e sistematizar o tratamento de dados e qualificar a equipe, todos parcialmente atingidos.
A Adesc conseguiu definir a forma de captação de recursos, avançar no mapeamento e monitoramento de editais, o que trouxe um excelente resultado: a aprovação do Projeto Moara, por meio de uma emenda parlamentar, que levou à expansão da equipe, com contratação de profissionais e definição de responsáveis pelas ações e monitoramento. Também conseguiu engajar os integrantes do conselho fiscal na captação de novas fontes de renda.
Ao longo de quase três anos, o programa contribuiu para a melhoria de questões envolvendo a sustentabilidade financeira da Adesc/PA, que durante a pandemia provocada pela Covid-19 enfrentou grandes ameaças causadas pelo cenário de insegurança. Foi possível realizar melhorias na infraestrutura da sede da entidade, com instalação da biblioteca, brinquedoteca e estúdio podcast, incentivando a leitura e comunicação criativa de crianças e jovens”.
Floriano Lucas de Abreu Cardoso, vice-presidente da associação.
O fomento do edital ajudou a Adesc/PA a conquistar o título de organização de utilidade pública municipal e estadual e ampliar as parcerias com a prefeitura e a câmara de vereadores, que cedem uma sala para a instituição. O judiciário da cidade tem enviado cestas básicas, livros e brinquedos para a associação.
Neste ano, o foco do trabalho é a captação de recursos, o monitoramento e a avaliação dos projetos e o fortalecimento das inciativas voltadas à aprendizagem.
“O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) virou nosso plano de trabalho, ele está lá na nossa parede, grudadinho. É o ponto-chave das nossas ações em 2022 e 2023 também.”
Floriano Lucas de Abreu Cardoso, vice-presidente da Adesc/PA