TOPO

Desafios curriculares do Ensino Médio é tema da nova edição do boletim Aprendizagem em Foco

14/12/2015 | Editado em 14/12/2015 12:37

Nesta edição do boletim Aprendizagem em Foco, destacamos os principais focos de crítica ao currículo do Ensino Médio: a oferta de uma trajetória única, o conteudismo e a fragmentação do currículo e a falta de diálogo com as juventudes. A persistência do alto índice de evasão e dos baixos índices de aprendizagem verificados nessa etapa indicam a urgência de se buscar novos caminhos para o Ensino Médio.

Clique aqui para ler a nova edição do Aprendizagem em Foco

É consenso a necessidade de flexibilização do currículo na visão de diferentes atores – diretores, gestores das secretarias, representantes de ONGs e jovens. O debate desencadeado pela consulta pública aberta pelo MEC sobre a Base Nacional Comum representa uma janela de oportunidade para mudança de chave nessa etapa. O boletim aborda de que modo o novo desenho pode contemplar esse direito de escolha dos jovens, considerando os conteúdos comuns e os regionais.

Boletim Aprendizagem em Foco – O boletim Aprendizagem em Foco é uma produção do Instituto Unibanco. A publicação, de periodicidade quinzenal, tem como objetivo adensar as discussões sobre o contexto educacional brasileiro, a partir de pesquisas, estudos e experiências nacionais e internacionais.

Confira as edições anteriores do Boletim Aprendizagem em Foco

Compartilhe esta notícia!