Gestão para o avanço contínuo da educação é tema de seminário no Rio Grande do Sul
Evento reuniu centenas de profissionais da rede estadual de educação gaúcha, entre gestores escolares, coordenadores regionais, mentores pedagógicos e técnicos da secretaria
Cerca de 920 profissionais da rede estadual de educação do Rio Grande do Sul participaram, no dia 13 de março, do “2º Seminário Estadual de Gestão da Educação Pública”, em Porto Alegre. Promovido pela Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc-RS) e o Instituto Unibanco, o encontro integra as atividades do programa Jovem de Futuro, em implementação no estado desde o início do ano, e teve como objetivo aprofundar a discussão sobre a gestão em educação, a partir de painéis, palestras e da troca de práticas entre gestores escolares, coordenadores regionais de educação, mentores pedagógicos e técnicos da secretaria.
Com a presença de Raquel Teixeira, secretária de educação do estado, o evento buscou elucidar e propor discussões sobre a importância da gestão para o aprimoramento da educação gaúcha, a partir de painéis sobre análise de dados; potencialidades das avaliações; proteção das trajetórias educacionais dos estudantes; e bem-estar e convivência no ambiente escolar. Para tanto, contou com a participação de especialistas como Alcielle dos Santos, diretora de Educação do Instituto Iungo; Alex Moreira Roberto, gerente de educação da Motriz; Fabiana Bento, especialista em pesquisas e avaliação educacional do Instituto Unibanco; e Isadora Souza, coordenadora de programas do Instituto Auschwitz,
“O Jovem de Futuro é talvez a resposta mais contundente que possamos dar para alcançarmos a sustentabilidade da gestão educacional comprometida com o resultado de aprendizagem do aluno. E se nós temos, no fundo do coração, esse desejo de oferecer o melhor aos nossos estudantes, precisamos profissionalizar as relações na escola e ter sustentabilidade em todas as nossas ações, porque a educação não acontece no gabinete da secretária. A educação acontece com vocês, na sala de aula, no chão da escola”, afirmou a secretária, ao abrir o evento.
Em uma exposição conjunta, Raquel e Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, discutiram a importância da gestão para a promoção de um avanço contínuo na educação pública. “A gestão é absolutamente estratégica para fazer a mudança que talvez coloque o Rio Grande do Sul em outro momento do ponto de vista da sua trajetória educacional. A grande transformação, aquela que pode efetivamente garantir o direito à aprendizagem para todas as crianças e todos os estudantes é uma transformação que ocorre no campo do ordinário. Por isso, a ideia é do avanço contínuo. É um avanço que você acumula aprendizagens, entende os desafios, aumenta a sua capacidade analítica, visibiliza os erros, corrige rotas, produz reflexão. Essa é a filosofia que está por trás da nossa parceria, em uma agenda totalmente conduzida por vocês, gestores, pelas coordenadorias regionais e pela secretaria”, explicou Ricardo.
A apresentação contou também com comentários sobre dados de matrícula, distorção idade-série e evolução da nota do estado no Ideb ao longo dos anos, além de recortes sobre a trajetória educacional dos estudantes de acordo com raça e gênero. “Nesse sentido, o engajamento dos professores e dos estudantes em torno das avaliações é fundamental, porque seus resultados dão visibilidade ao que está acontecendo na escola e na rede. Quanto mais dados eu tenho, maior a minha chance de entender a complexidade que está por trás do que gerou o resultado”, complementou o superintendente.
Para Suzana Cristina Lameiro Miromo, diretora da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) José Gomes de Vasconcelos Jardim, em Canoas, esse olhar para os dados é crucial para desenhar estratégias para a escola. “Eu costumo falar que os dados mostram o nosso trabalho. Primeiramente, o trabalho da gestão e, depois, o trabalho dos professores. É o reflexo do nosso trabalho e, por isso, precisamos parar, refletir e entender para além dos números”, disse.
Já Rita Schumacher, gestora da EEEM General Flores da Cunha, em Santana do Livramento, destacou como ponto alto do encontro a possibilidade de troca de experiências com colegas de outras escolas e coordenadorias regionais que lá estavam. “Todo o programa [Jovem de Futuro] está sendo muito bom. Mas o que eu mais gostei foi ver a realidade das outras escolas, porque aí a gente vê que não é só a nossa que tem problema, que tudo que acontece lá dentro da minha escola acontece em outras”, lembrou. Segundo ela, conhecer um pouco da realidade de outros gestores e ver o que eles fizeram para superar desafios é muito positivo: “o que o outro fez não é uma fórmula para seguir ao pé da letra, mas dá uma luz, um caminho para resolver os problemas”.
Semana de mobilização
O 2º Seminário Estadual de Gestão da Educação Pública integrou a Semana estadual de Educação, promovida de 11 a 15 de março pela Seduc-RS. Entre outras atividades, a programação contou com uma roda de conversa sobre liderança com profissionais das CREs parceiras do programa Jovem de Futuro, uma visita a escolas estaduais de Porto Alegre e a exibição do documentário “Nunca me sonharam” para 200 estudantes de escolas estaduais no GNC Cinemas do Shopping Praia de Bela. A ação marcou o lançamento da jornada de mesmo nome, que exibirá a obra, produzida pela Maria Farinha Filmes com o apoio do Instituto Unibanco, para cerca de 50 mil estudantes em cinemas do estado gaúcho.