I Prêmio Estratégia de Equidade no Enfrentamento à Evasão Escolar divulga projetos vencedores
Iniciativa do Geledés – Instituto da Mulher Negra e do Instituto Unibanco buscou mapear boas práticas para permanência escolar dos estudantes, com recorte de raça, gênero, territórios e deficiências
O Geledés – Instituto da Mulher Negra e o Instituto Unibanco acabam de anunciar as práticas vencedoras do I Prêmio Estratégias de Equidade no Enfrentamento à Evasão Escolar: Implicações da COVID-19 para a permanência na Educação Básica, promovido no início deste ano. A iniciativa buscou mapear e divulgar boas práticas de combate à evasão escolar, para ampliar repertório e estratégias da gestão educacional, gestão escolar e de organizações estudantis que atuam para reverter os impactos da covid-19 na trajetória escolar dos alunos.
O prêmio recebeu, ao todo, inscrições de 65 ações de todas as regiões do Brasil. O comitê de avaliação selecionou oito iniciativas para receberem os prêmios, além de duas menções honrosas, como reconhecimento ao trabalho desenvolvido. A premiação comtemplou iniciativas de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Ensino Médio Técnico, Educação para Jovens e Adultos, Educação Inclusiva, Educação Escolar Quilombola e Educação Escolar Indígena.
Premiação
Na categoria Gestão Educacional, as práticas premiadas foram: “Busca Ativa Escolar no Município de Manaquiri”, da Secretaria Municipal de Educação de Manaquiri (AM); “Busca Ativa Escolar no Município de Niterói”, da Secretaria Municipal de Educação de Niterói (RJ); e o “Projeto Reconectando Saberes”, da Secretaria Municipal de Educação de Teotônio Vilela (AL). A menção honrosa foi para a iniciativa “Educação Municipal: conexões que movem caminhos e entrelaçam histórias”, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santiago (RS).
Os destaques na categoria de Gestão Escolar ficaram com: “Educação, novos temos e novos contextos”, da Escola Municipal Darlison Azevedo de Lemos, da cidade de Careiro (AM); “Fortalecendo os Vínculos”, da Escola Municipal Professora Maria Graciette Dias, de Itanhaém (SP); e “Projeto Afrocientista – IFB”, do Instituto Federal de Brasília (IFB), de Brasília (DF), com menção honrosa para o Centro de Ensino Lúcia chaves, de São Luís (MA), que desenvolveu a iniciativa “Educação antirracista e inclusiva como caminho para autoafirmação e autoconhecimento”.
E na categoria Organizações Estudantis, os dois projetos selecionados foram: “AmarElo”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint-Hilaire, de Porto Alegre (RS); e “SOS Escolar”, das Promotoras Legais Populares de Santos e do Grêmio Estudantil da Unidade Municipal de Ensino Osvaldo Justo, de Santos, litoral paulista.
Em Gestão Educacional, o prêmio será uma certificação de Secretaria Promotora de Estratégias de Enfrentamento à Evasão Escolar. Em Gestão Escolar, um kit multimídia com projetor, computador, tela, caixa de som e microfone. Já o prêmio para Organizações Estudantis será um kit Rádio Escolar (computador, mesa de som, fone de ouvido, caixa de som, microfone e cabos). Além disso, todas as ações premiadas serão incluídas no Banco de Boas Práticas de Equidade no Enfrentamento à Evasão Escolar, projeto elaborado em parceria pelo Instituto Unibanco e Geledés, com o objetivo de divulgar ações e inspirar novas iniciativas para reverter desigualdades na educação.