SEDU-ES promove formação em Gestão Escolar para Equidade Racial
Destinada a diretores de três polos, ação integra atividades do Circuito de Gestão Capixaba
A Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu-ES) e o Instituto Unibanco promoveram, em 16 de maio, a formação “Gestão Escolar para Equidade Racial”. Destinada aos diretores de escolas dos polos Cachoeiro do Itapemirim, Linhares e Grande Vitória, o encontro, realizado em Vitória (ES), abordou questões como a importância do letramento racial, as evidências das desigualdades raciais na educação e a estratégia da rede para a promoção da equidade racial nas escolas, entre outras.
Ao abrir o encontro, Valquiria Santos lembrou o início do Programa de Educação para Relações Étnico – Raciais (PROERER), que hoje já está implementado em mais de 200 escolas do estado. “Trata-se de um conjunto de estratégias inovadoras que visam implementar a lei de educação racial”, disse, referindo-se à Lei 10.639/2003, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de cultura e história africana e afro-brasileira nas escolas.
“Iniciamos essa jornada histórica em 2019, quando professores e estudantes do movimento negro se reuniram com o secretário Vitor de Angelo para apresentar essa demanda”, contou.
Desde então, sua equipe tem trabalhado na criação de materiais, formações e parcerias para fortalecer o currículo e promover sensibilização. “Recentemente, realizamos formações específicas para comunidades indígenas e quilombolas, atendendo às necessidades escolares. Nosso objetivo é continuar expandindo e aprimorando nossas ações, com o foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes”, explicou Valquiria.
Complementando a fala de Valquiria, Andrea Guzzo ressaltou que é importante que todos reflitam sobre como reproduzem o racismo. “Garantir os direitos estabelecidos em lei e enfrentar o racismo estrutural são ações fundamentais. Reconheçamos que todas as escolas enfrentam questões relacionadas ao racismo, mas algumas abordam e lidam melhor. Convido todos os participantes a refletirem sobre como suas escolas abordam e enfrentam esse tema”, propôs.
Segundo Luciana Lima, coordenadora de Implementação de Programas e Projetos Educacionais do Instituto Unibanco, o Instituto Unibanco tem desenvolvido importantes documentos e ações para o fortalecimento da agenda da equidade racial no estado.
“Nós desenvolvemos o projeto de Gestão para a Equidade Racial, que conta com uma ferramenta digital de autoavaliação da implementação da Lei 10.639/03 nas escolas. Isso permite identificar fragilidades sob a responsabilidade das escolas para efetivar a lei”, explicou.
Além do instrumento de autoavaliação, o projeto inclui, como material de apoio, o Caderno de Gestão para a Equidade Racial. A publicação traz informações sobre os marcos históricos das lutas raciais no Brasil e sobre o papel da gestão na construção de uma educação antirracista. Apresenta ainda atividades pedagógicas que podem servir de inspiração na definição das ações propostas pela escola.
“Essa formação é parte de uma estratégia mais ampla, na qual buscamos fortalecer a discussão sobre equidade racial. Não olhar para essa temática só reforça e aprofunda as desigualdades educacionais”, analisou.
Para Karlla Cristina Trindade, diretora do Centro Educacional de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Joaquim Beato, localizada em Planalto Serrano, o Caderno da Gestão Escolar para Equidade e as ações de equidade racial promovidas pela SEDU-ES em parceria com o Instituto Unibanco têm sido eficazes e assertivas. Com 21 anos de experiência na rede, ela ressaltou a importância do documento como diretriz e fonte de sugestões, tanto para os professores como para gestores escolares.
A diretora destacou também a necessidade de desenvolver ações com foco nos estudantes em situação de vulnerabilidade social, em sua maioria pretos e pardos, para fortalecer os vínculos com a escola, mostrando a importância de sua permanência para que possam planejar um futuro mais promissor. “Neste momento pós-pandemia, testemunhamos o empobrecimento das famílias, o que afeta diretamente a necessidade dos alunos de deixarem a escola em busca de renda para seus lares, especialmente em nossa região, onde os estudantes se autodeclaram pardos e negros. Como diretora de uma instituição situada em uma área de grande vulnerabilidade social, reconhecemos a urgência de oferecer suporte a esses estudantes, a fim de fortalecê-los não apenas na entrada, mas também na permanência na escola, incentivando-os a buscar horizontes maiores. Ao contar com esse apoio e olhar renovado, focado na promoção da equidade racial, conseguimos fornecer argumentos convincentes sobre a importância da continuidade dos estudos”, afirmou.
Caminhos para a redução das desigualdades na educação
A formação “Gestão Escolar para Equidade Racial” integra uma série de ações realizadas pela Sedu-ES, com o apoio do Instituto Unibanco, relacionadas a essa temática nos últimos anos. Neste ano, em fevereiro, foi realizado o “Seminário Gestão Escolar para a Equidade: Caminhos para a Redução das Desigualdades na Educação”, que destacou os próximos passos para o futuro da educação no Espírito Santo e contou com a participação do governador Renato Casagrande e do secretário de Educação Vitor de Angelo. Confira a cobertura do evento neste link.
Clique aqui para saber mais sobre as ações de equidade racial promovidas pelo Instituto Unibanco.