Seduc-PI reúne mais de mil profissionais em seminário sobre gestão escolar e educacional
A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) promoveu, nos dias 30 e 31 de janeiro, o seminário “Gestão que Transforma”, para mais de 1100 gestores estaduais. O encontro faz parte das ações do Jovem de Futuro, programa implementado em parceria com o Instituto Unibanco voltado ao avanço da educação por meio de melhorias na gestão educacional. Realizado em Teresina, o evento teve por objetivo alinhar as novas metas e implementações de projetos em 2024 na rede estadual de educação.
Na abertura do seminário, o governador Rafael Fonteles e o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacaram a importância dos gestores na condução das ações pedagógicas voltadas para os bons resultados dos estudantes. Lembrando que a rede engloba mais de 600 escolas espalhadas em mais de 200 municípios, o governador destacou a importância de integrar as instâncias educacionais. “Temos que estar mais próximos, compartilhando essas experiências para explicar melhor a nossa missão e as condições que temos, trazendo um feedback. É isso que estamos procurando fazer aqui com esses encontros, tentando passar instruções e capacitações para que os gestores possam gerir com cada vez mais eficiência para alcançar ainda mais resultados”, afirmou.
Já o secretário Washington Bandeira explicou que o evento buscou alinhar as metas da rede, bem como pactuar ações e projetos, destacando ainda as expectativas da Seduc-PI sobre o trabalho dos gestores da rede. “Uma liderança firme, altiva, uma boa gestão de pessoas administrativas, financeiras e voltada a resultados, ao cumprimento de metas. Os nossos gestores já exercem esse trabalho com excelência, com muito entusiasmo, e a gente está buscando esse avanço cada vez maior também no trabalho dos nossos gestores, afinal, a liderança do gestor faz toda a diferença nos resultados”, disse.
Presente no primeiro dia de evento, o superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, discutiu com os participantes o tema “Liderança educacional e escolar para uma gestão que transforma”. Entre diversos pontos, ele destacou a ideia de “desenvolvimento pleno”, que, além de passar pelos resultados de aprendizagem, “implica a forma como organizamos o nosso dia a dia, em linha com o que o governador trouxe, com a responsabilidade de cada uma e cada um que está aqui, para que esses jovens se desenvolvam ao longo desses 14 anos de ensino obrigatório, com a perspectiva de estarem projetados no futuro, com uma inserção digna, consistente e transformadora da realidade”.
Ao longo dos dois dias de atividades, os profissionais da Seduc-PI tiveram acesso às informações sobre cada uma das etapas do Circuito de Gestão, metodologia central do programa Jovem de Futuro, recebendo ainda orientações gerais da Secretaria sobre diretrizes, objetivos estratégicos e métricas esperadas para a rede estadual do Piauí.
Ana Cristina Prado de Oliveira, docente da Unirio e membro do Centro de Pesquisa Transdisciplinar em Educação (CPTE), do Instituto Unibanco, foi palestrante do segundo dia do seminário e falou sobre a importância da realização do encontro logo neste começo de ano. “Neste momento, de início do ano letivo, é importantíssimo retomarmos alguns compromissos e trazer algumas evidências das pesquisas sobre liderança escolar que mostram a relevância do trabalho das equipes de direção na condução da escola rumo a uma educação de qualidade para todas e todos. As conversas foram bastante interessantes e tive a oportunidade de conhecer algumas experiências da rede que têm feito sucesso nessa direção de caminhar para uma liderança distribuída, participativa, instrucional e transformacional nas escolas para a qualidade e a equidade da educação”.