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Artigo 205 – Episódio #1 – O papel dos diretores

15/10/2021 | Editado em 15/10/2021 18:32

[Homem 1] Nossa tendência é a gratuidade do ensino em todos os graus, mas com algumas emendas que determinam a possibilidade de não se dar a gratuidade integral a todos os alunos no terceiro grau.

 

Apresentador: A fala que você acabou de ouvir faz parte do arquivo da Câmara dos Deputados e foi registrado em meio aos trabalhos da Assembleia Constituinte, que resultaram na Constituição Federal de 1988.

 

[Homem 2] Nós não podemos continuar convivendo com 30 milhões de analfabetos. Apenas 19% das crianças concluem a escolaridade obrigatória. Além disso, nós temos 8 milhões de crianças que sequer têm acesso à escola de primeiro grau.

 

Apresentadora: Esse debate vem na esteira de uma série de mudanças no mundo posteriores ao final da Segunda Guerra Mundial, incluindo a criação da UNESCO e da Declaração Universal dos Direitos do Homem, de 1948. O texto da Declaração afirma que a educação deve ser direcionada para o pleno desenvolvimento da personalidade humana e para o fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais.

 

Apresentador: No Brasil, a defesa dessa ideia ganhou força durante a Assembleia Constituinte e resultou no Artigo 205 da Constituição Federal:

 

“Capítulo III:
Da Educação, da Cultura e do Desporto

 

Seção I:
Da Educação:

 

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

 

Apresentador: Olá, eu sou o Rubem Barros.

 

Apresentadora: E eu sou a Marta Avancini. Seja muito bem-vinda e muito bem-vindo ao Artigo 205, que vai tratar de temas que fazem parte do dia a dia do gestor escolar.

 

Apresentador: Eu e a Marta vamos estar com você nos episódios do Artigo 205 trazendo diretores, secretários de educação, pesquisadores, professores, alunos, enfim, todo mundo que dá vida às escolas brasileiras e reflete sobre a ação delas.

 

Neste episódio, vamos falar sobre a matriz de competências para o diretor escolar.

Participam deste programa os diretores escolares Denilson Garcia e a Juliana Reis, a pesquisadora Ana Cristina Oliveira, da UNIRIO, e a secretária de educação de Minas Gerais, a Julia Sant’Anna.

 

Antes de falar sobre a matriz, a gente quer dar um pequeno histórico sobre o direito à educação no Brasil. Do ponto de vista histórico, o direito à educação está relacionado com acesso à escola. No Brasil, a Constituição de 1934 foi o primeiro documento a tornar obrigatória a oferta educacional. Naquela época era só para o ensino primário.

 

[Homem 3]: O povo brasileiro fará sentir a sua vontade!

 

Apresentador: Isso caiu por terra em 1937, com o Estado Novo, e depois foi retomado com a Constituição de 1946.

 

Apresentadora: Um outro capítulo dessa história aconteceu em 1961, com a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Naquela época a LDB efetivou a responsabilidade de oferta pública e gratuita dos quatro anos do ensino primário – o que hoje corresponde ao Ensino Fundamental I.

 

Apresentador: Somente dez anos depois, em 1971, essa obrigatoriedade foi ampliada para os oito anos do que então se chamava de primeiro grau – o que hoje é todo o Ensino Fundamental. O ensino obrigatório ia, então, dos sete aos 14 anos, o que foi consagrado depois pela Constituição Federal de 1988.

 

Apresentadora: Mas foi só em 2009 que a matrícula passou a ser obrigatória dos quatro aos 17 anos, abrangendo toda a Educação Básica, ou seja, indo da Educação Infantil (exceto a creche, que atende de zero a três anos) até o Ensino Médio.

 

Apresentador: Bom, você pode estar se perguntando o que é que todo esse aparato legal tem que ver com a gestão. Como acontece o vínculo entre uma coisa e outra? É que são os gestores educacionais, em parceira com as autoridades maiores dos entes federativos (Presidente, governadores e prefeitos), que têm a obrigação não só de garantir o acesso à escolarização, mas também o seu padrão de qualidade e a gestão democrática, como diz o Artigo 206 da Constituição Federal.

 

Apresentadora: Os diretores e diretoras escolares são o segundo fator mais importante para a aprendizagem dos alunos, atrás somente dos professores. Isso foi publicado em um documento da UNESCO de 2018 chamado Como alavancar as políticas educacionais para 2030. 

 

Apresentador: A aprendizagem está diretamente ligada ao direito à educação. Se no passado o acesso a esse direito era entendido apenas como matrícula na escola, hoje em dia ganha cada vez mais espaço a ideia de que ele só se efetiva com a aprendizagem.

 

Apresentadora: Além disso, o relatório da UNESCO também enfatiza que os gestores escolares têm um papel super relevante para melhorar a educação. Isso em conjunto com a governança, o monitoramento e a avaliação dos sistemas educacionais.

 

Apresentador: Um outro aspecto que ajuda a compreender a importância do gestor escolar e da sua equipe é o papel de catalizador das mudanças na medida em que eles ajudam a melhorar o potencial dos recursos humanos e financeiros disponíveis. Como diz o jornalista Antônio Gois em seu livro Líderes na escola, em que ele analisa experiências de vários países. O pesquisador canadense Kenneth Leithwood, uma grande referência no tema, reforça essa ideia. Ele diz desconhecer qualquer caso de mudança na escola que não tenha contado com uma liderança positiva. A mudança aqui é, obviamente, uma mudança positiva também.

 

Apresentadora: E para a gente falar sobre esse universo no Brasil, é legal conhecer melhor o perfil dos gestores e diretores, lembrando que todo diretor é gestor, mas nem todo gestor é diretor. Em 2020, o Censo da Educação Básica registrou mais de 179 mil escolas e cerca de 188 mil gestores no Brasil. Desse total, aproximadamente 161 mil são diretores escolares.

 

Apresentador: Oito em cada dez são mulheres. Elas são maioria principalmente nas redes municipais, nas quais representam 80%, e na rede privada. Só nas escolas federais é que elas estão em minoria, com 22% do total.

 

Apresentadora: Nas redes públicas, metade dos diretores foram escolhidos exclusivamente por indicação. Isso ocorre com mais frequência nas redes municipais, nas quais as indicações prevalecem em 66% dos casos.

 

Apresentador: As indicações políticas vão na contramão do que se espera de um gestor, já que são escolhas aleatórias, nem sempre orientadas pela competência técnica e experiência na área de educação. Eventualmente pode ser indicado alguém que dê conta do recado, mas isso não é a regra.

 

Apresentadora: Um caso que contraria essa tendência é o do Denilson Garcia, diretor da Escola Graça Aranha, em Santa Maria do Jetibá, no Espírito Santo. Ele foi designado gestor em 2017 depois de oito anos atuando como professor. Por causa do tamanho e da complexidade – afinal, a Escola Graça Aranha tem 1.700 alunos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental –, Denilson define a escola como “intensa”.

 

Denilson Garcia: Intensidade de pessoas, de sentimentos, de demandas, de sentimentos envolvidos nas ações. É uma escola que atende anos iniciais do Fundamental, Ensino Médio, EJA profissional, EJA Fundamental, EJA Ensino Médio, além de atender Educação Profissional e Pronatec. Às vezes eu me sinto dentro de um campus universitário. É bem intenso. Você precisa ter vários tentáculos enquanto gestão para conseguir gerenciar todos esses pontos da escola.

 

Apresentadora: Para dar conta dessa complexidade e diversidade, Denilson tem uma equipe de gestão composta por 15 pessoas. Cada uma delas cuida de uma área, mas para a escola funcionar bem é preciso planejamento, articulação e comunicação entre todos, além da liderança do gestor.

 

Denilson Garcia: Um gestor pode ter uma mega equipe, uma equipe de excelência, mas ele precisa entender que ele é a peça que vai movimentar essa equipe.

 

Apresentadora: Toda segunda-feira ele organiza seu plano de trabalho para a semana. Esse plano é divulgado nos grupos da escola para que todo mundo tenha acesso a ele e saiba o que vai acontecer.

 

Denilson Garcia: Eu organizo toda a minha agenda, que eu chamo de pão de trabalho. Lógico que é uma agenda bem flexível, pois dentro do planejamento tem casos urgentes que surgem, né? A gente planeja como vai ser a semana em cada ponto. Em todos os pontos eu estarei presente – quando é possível. Eu preciso dar autonomia, preciso delegar na magnitude que eu tenho, pois eu não vou dar conta de estar em todos os espaços ao mesmo tempo. A gente planeja, delega, gerencia e faz feedback.

 

Apresentadora: Gestor em um estado que adota processo seletivo para a escolha de seus diretores, Denilson faz parte de uma nova geração que busca balizar melhor sua função. É importante ressaltar esse fato, pois até agora existia uma lacuna no Brasil com relação à definição do papel do gestor escolar. Uma iniciativa para definir essa função é a Nova Base Nacional do Diretor Escolar, que traz dez competências gerais e 17 específicas para gestores escolares de todo o Brasil. O documento foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Nacional de Educação em maio deste ano, mas, para ele entrar em vigor, precisa ser homologado pelo Ministério da Educação, o que deve acontecer no segundo semestre de 2021.

 

Apresentador: Nós vamos mencionar aqui a primeira competência geral, que explicita todas as interações que o diretor deve ter para o bom exercício do cargo. Ela permite que a gente conheça a extensão e a complexidade da função dos líderes escolares. Eu vou pedir para a Marta ler o texto dessa competência.

 

Apresentadora: O texto diz o seguinte:

 

“Coordenar a organização escolar nas dimensões político-institucional, pedagógica, administrativo-financeira, pessoal e relacional, construindo coletivamente o projeto pedagógico da escola e exercendo a liderança orientada por princípios éticos, com equidade e justiça”.

 

Por esse motivo, Rubem, é crucial entender o que vem acontecendo em outros países onde o processo de reflexão sobre a função começou há mais tempo do que no Brasil.

 

Apresentador: Para a gente entender melhor como a gestão escolar está sendo pensada no mundo, eu conversei com a pesquisadora Ana Cristina Oliveira, que é professora-adjunta de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação da UNIRIO, que nos últimos anos tem feito vários levantamentos sobre liderança e participado de grupos que reúnem pesquisadores de vários países. Ela começou falando sobre o atual estágio das pesquisas no Brasil.

 

Ana Cristina Oliveira: As pesquisas têm avançado bastante, também nacionalmente, no campo da gestão escolar sobre o papel do diretor à frente da liderança e da gestão da escola. Nós temos encontrado ainda uma ausência significativa da operacionalização do conceito de liderança nas pesquisas acadêmicas que tratam da direção escolar. Quando a gente busca em teses e dissertações defendidas no campo da educação que vão tratar do trabalho da direção escolar, o uso do conceito de liderança aparece em pouquíssimos trabalhos. Fiz um levantamento recente com o Instituto Unibanco em teses e dissertações defendidas de 2013 para cá. Nós tivemos um aumento na produção, mas é ainda um uso muito tímido desse conceito e um trabalho pouco aproximado sobre o uso e a operacionalização das características de liderança do diretor à frente da gestão escolar.

 

Apresentador: Eu também perguntei para a Ana Cristina quais temas têm sido priorizados nas pesquisas brasileiras e qual a principal mudança na função do diretor nas últimas décadas.

 

Ana Cristina Oliveira: A gente encontrou, tanto no levantamento de teses e dissertações quanto nos artigos publicados em revistas do campo, uma maior presença de trabalhos voltados para a discussão sobre a gestão democrática. O que a gente encontra é também uma tendência de trabalhos que se voltam para captar as práticas de formação de diretores. No levantamento de teses e dissertações foi um tema bastante presente, principalmente entre as dissertações. São trabalhos que se voltam para levantar ou tentar categorizar os tipos de formação, principalmente formação continuada no nível de pós-graduação, especialização ou cursos de formação mais pontuais. Mais recentemente passa a configurar também, apesar de não aparecer tão explicitamente nessas legislações locais (mas em alguns casos, sim), as questões relacionadas ao que chamaríamos de gestão pedagógica: a atenção da direção da escola e de sua equipe (diretor-adjunto, coordenador pedagógico, orientador educacional) para as questões voltadas para a aprendizagem do aluno. À frente da escola enquanto líder daquela equipe de trabalho, quanto tempo e quais estratégias ele direciona para cuidar das questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem.

 

Apresentador: Muita gente costuma torcer o nariz quando se apresentam dados de outros países alegando que são realidades muito diferentes das nossas. Mas esses trabalhos ajudam os pesquisadores a estabelecer novas bases para seus levantamentos?

 

Ana Cristina Oliveira: A gente tem encontrado na literatura internacional uma consideração importante sobre como se pode conhecer, considerar e tratar na pesquisa metodológica as características contextuais da escola para poder fazer uma leitura mais apurada das características do trabalho da direção escolar, pensando também nas condições desse trabalho. Entender essa construção do ponto de vista metodológico, pensando os processos tanto quantitativos quanto qualitativos de pesquisa é promissor principalmente no campo das pesquisas quantitativas (que temos pouca tradição nas pesquisas educacionais do Brasil), como também pensando a interrelação entre grandes campos teóricos, como o da Sociologia da Educação, Sociologia das Organizações, da Ciência Política, enfim, que dialogam com o campo da liderança escolar.

 

Apresentador: A Ana Cristina ressaltou para o Artigo 205 um ponto muito importante: o da boa comunicação dos trabalhos acadêmicos para que eles cheguem ao maior número possível de educadores e gestores, tendo resultados efetivos no chão da escola.

 

Ana Cristina Oliveira: Tem alguns caminhos que passam pela comunicação da pesquisa. Isso é fundamental e uma das formas de fazer isso é justamente por meio do compromisso ético da pesquisa de devolver, de apresentar os resultados não só no formato de tese, dissertação ou artigo científico, mas em uma comunicação oral, como em um seminário, em uma proposta de diálogo com as secretarias de educação, com as pessoas envolvidas na Assembleia Legislativa ou na Câmara de Vereadores, enfim, para que os resultados possam ser de fato comunicados e de fato atinjam um efeito mais social e político do que somente acadêmico.

 

Apresentadora: As pesquisas internacionais mostram a importância de compartilhar metas e objetivos com a equipe, ouvindo toda a comunidade escolar. O problema é que os gestores descobrem isso depois de algum tempo em que estão no cargo. Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita com gestores da rede municipal de São Paulo mostra que 60% deles se consideram pouco ou nada preparados para o exercício do cargo. 80% dos diretores consideram difícil ou muito difícil o primeiro ano da gestão. É sobre isso que vamos falar com a diretora Juliana Reis, da Escola Municipal Jean Mermoz, de São Paulo.

 

Juliana Reis: Eu comecei a minha gestão em escolas de educação infantil. Fui, a princípio, diretora designada. Logo na sequência, em 2018, eu assumi a direção de uma escola municipal de Ensino Fundamental I e II e depois passei por duas escolas. Atualmente estou na EMEF Jean Mermoz. Não tive durante esse percurso nenhum curso de formação específica. Os cursos, em geral, são voltados para questões mais pedagógicas do que efetivamente da prática do cotidiano do diretor, do fazer relacionado às questões administrativas.

 

Apresentadora: A Juliana realiza um trabalho baseado na gestão democrática. Ela explicou como isso se dá no dia a dia.

 

Juliana Reis: Eu trago para o contexto escolar uma ideia de gestão não vertical, por exemplo, prefiro trabalhar de modo horizontal: eu tenho um coletivo e, a partir desses coletivos, eu fortaleço a ação prática deles. Ela é uma ação de participação com proposições e execuções. Em toda reunião de conselho de escola, por exemplo, terminamos com encaminhamentos e em cada um deles há alguém responsável por fazer a ação prática daquela proposição definida pelo coletivo. Também trabalho com a consolidação dos diferentes grupos de trabalho que eu tenho. Por exemplo, eu tenho o grupo de comissão de mediação de conflitos: elegemos um coordenador para poder dar conta daquele grupo. Eu, apesar de ser suplente, faço questão de conversar com eles, de participar das reuniões, de ver quais são os encaminhamentos, de tirar as dúvidas e, junto com as proposições e encaminhamentos que foram dados, eu me coloco à disposição do grupo para poder, junto com eles, construir as questões que a gente precisa, por exemplo, na comissão de conflitos.

 

Nas escolas por onde eu passei têm os grupos constituídos, que fazem parte do processo de gestão participativa, mas são grupos que não têm solidez, por exemplo, para deliberar questões relacionadas à escola. Eu faço um movimento contrário: primeiro consolido esses grupos, a participação dos alunos e das diferentes frentes da escola (que vão desde as meninas da limpeza, da cozinha, dos profissionais como um todo que participam do coletivo, interno e externo, da escola, as famílias, a comunidade escolar) para depois a gente poder fazer as papeladas e responder quem participa e quem não participa.

 

Apresentadora: Ou seja, segundo a experiência da Juliana, a gestão democrática, que envolve a comunidade escolar na tomada de decisões e na implementação das medidas necessárias, é mais do que criar grupos de trabalho. Na verdade, os grupos – ou melhor, os coletivos – são o resultado de muita escuta, diálogo e da definição das prioridades e das ações coletivamente. É isso que garante legitimidade e efetividade à gestão e permite que a escola funcione bem. E esse é um trabalho constante para que os grupos não se esvaziem ao longo do tempo.

 

Apresentador: As experiências do Denilson e da Juliana mostram para a gente, na prática, algumas competências esperadas para todos os gestores do Brasil. Essas competências estão descritas na Base Nacional dos Diretores Escolares: planejamento, flexibilidade, definição de prioridades, envolvimento da comunidade na escola. Tudo isso faz parte do novo perfil esperado para os gestores.

 

Eu conversei sobre esses temas como a secretária de educação de Minas Gerais, a Julia Sant’Anna. Ela é um dos raros casos de gestores de rede escolhidos por meio de um processo seletivo. Graduada em Jornalismo e doutora em Ciência Política, a Julia já atuou na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

 

Secretária, é um prazer recebê-la aqui neste primeiro episódio do podcast Artigo 205. Você recentemente destacou o fato de que secretários de educação e diretores escolares têm a visão mais ampla do processo educacional. Eu queria saber até que ponto essa visão do todo garante uma visão mais abrangente.

 

Julia Sant’AnnaNossa, é tão difícil, Rubem, porque, como você disse, a gente recebe estímulos por toda a parte. Todo mundo entende e concorda que a educação é o setor da área pública mais importante, é o que precisamos garantir como o mais importante para a formação do cidadão. Todo mundo tem um comentário, uma contribuição a fazer, uma ação em curso a implementar, mas o dia a dia da escola quem tem que administrar é o diretor, o gestor escolar. O dia a dia de uma secretaria grande como a nossa, com mais de 3.500 unidades, com 1,7 milhão de alunos, não é nada trivial. Muitas vezes, o objetivo de um secretário de educação empenhado em fazer com esse processo pedagógico flua bem é conseguir equilibrar as diversas demandas e urgências atreladas também às questões de restrição financeira. O objetivo é fazer uma máquina funcionar muito bem a serviço do que é mais importante, que é o estudante conseguir aprender. O objetivo principal, tanto no nível de um secretário de educação quanto de um gestor de escola, é ter esse conhecimento muito profundo e cuidadoso da máquina para conseguir ter boas decisões em relação à simplificação de processos para que se permita, cada um na sua esfera, estar com o foco no estudante, no aluno.

 

Apresentador: E como é que você vê os processos de seleção e formação de gestores escolares hoje no Brasil?

 

Julia Sant’Anna: Eu adicionaria inclusive um terceiro ponto: a escolha é algo importante, a formação é muito importante, mas é muito importante também que a secretaria e cada uma das escolas estabeleçam quais são as responsabilidades, o que se espera. Em Minas Gerais a gente faz um processo de certificação de todos os servidores que têm o desejo de assumir uma gestão de escola e, posteriormente a isso, se faz um processo de escolha desses diretores no âmbito da comunidade escolar que ele está concorrendo. A partir daí, ele estrutura um plano de gestão. Tem um lado da técnica, mas também tem um lado da interação com a comunidade.

 

Apresentador: Para a gente dizer que alguém é bom gestor, a gente tem características mais objetivas do que você sabe ou não sabe fazer, mas tem outras mais subjetivas, que fazem com que seja difícil falar de um perfil ideal, único. Como é que a gente lida com essas particularidades?

 

Julia Sant’Anna: O que a gente vê em comum em relação aos gestores escolares é essa extrema sensibilidade com a comunidade. Nenhum gestor consegue ser gestor escolar por muito tempo se não tiver a habilidade da articulação. Mas o que eu percebo muito que eles têm de diferente, que se vê a diferença entre gestores escolares mesmo tendo essa parte em comum, é que alguns deles têm um prazer enorme na parte administrativa da escola. E outros são muito voltados para a parte pedagógica. Isso não faz de um melhor do que o outro, mas é muito interessante porque organicamente esse gestor identifica as suas lacunas e nomeia, indica um vice-diretor (dependendo do tamanho da escola), um especialista ou um técnico específico do corpo da escola para fazer esse contraponto a ele. Porque uma boa liderança é essa, que identifica suas qualidades, consegue ver suas lacunas e imediatamente faz uma boa composição a partir disso.

 

A nós da Secretaria cabe estimular, desenvolver cada um desses gestores e reconhecer a sua identidade, mas, ao mesmo tempo, sinalizando isto: você precisa da sua contraparte.

 

Apresentador: Secretária, eu agradeço muito a sua participação. Obrigado!

 

Julia Sant’Anna: Rubem, eu que agradeço muito! Parabenizo vocês e fico super grata de ter sido convidada. Desejo muito boa sorte a vocês, viu?

 

Apresentadora: Como a gente tinha visto lá na conversa com a Ana Cristina Oliveira, as pesquisas têm tido um papel essencial na compreensão das realidades educacionais e contribuíram muito para a formulação da Base Nacional das Competências dos Diretores.

 

Apresentador: A gente queria ressaltar aqui uma meta-análise, que é uma pesquisa que quantifica e analisa dados de vários levantamentos, que foi publicada pela Wallace Foundation em fevereiro de 2021.

 

Apresentadora: O título desse levantamento é Como os diretores provocam efeitos em estudantes e escolas e ele aponta quatro principais dimensões de atuação, que são aspectos-chave de diretores bem-sucedidos. São os seguintes aspectos:

 

Apresentador: Primeiro: a interação com os professores para melhorar a aprendizagem. Segundo: a construção de um clima escolar positivo. Terceiro: o estímulo à colaboração e à criação de comunidades profissionais de aprendizagem. Quarto e último: a administração de recursos humanos e financeiros de modo estratégico.

 

É interessante a gente notar que, em geral, as pesquisas podem trazer um ou dois tópicos diferentes em termos de conclusão. Porém, elas sempre giram em torno dessas mesmas questões. Mas uma coisa que gestores e escolas não podem perder de vista é que a aprendizagem de cada uma das disciplinas, como ressalta o educador português António Nóvoa, não é um fim em si mesmo; elas são meios para que os alunos se relacionem com o mundo, com a cultura, com o outro e para que se constituam como cidadãos plenos, como enfatiza a Declaração dos Direitos do Homem e a Constituição Federal, que mencionamos lá no começo.

 

Apresentadora: Com a fala do professor Weinstein, e ex-ministro da cultura do Chile, e a ideia de uma escola que é parte ativa da comunidade das cidades, a gente encerra por aqui este episódio:

 

Apresentador: “Há escolas e liceus que trabalham com a aprendizagem em serviços de caráter social, ou seja, que trabalham juntas como unidades. São projetos que, ao mesmo tempo, permitem aos alunos ter o conteúdo curricular, adquirir conhecimentos e trabalhar voluntariamente em prol das comunidades. Dessa maneira, eles têm tanto uma experiência formativa e acadêmica quanto de cidadania. Eles conhecem o seu entorno, entendem como podem participar e desenvolver soluções para problemas da população enquanto adquirem conhecimentos acadêmicos”.

 

Você pode ouvir a entrevista completa do professor Weinstein no canal do Instituto Unibanco no YouTube. Confira lá esse e outros conteúdos relevantes sobre gestão educacional.

 

Apresentador: O Artigo 205, um podcast em defesa do direito à educação, é uma produção da Rádio Dois para o Instituto Unibanco. Com a coordenação executiva e direção da Fabiana Altran, produção e edição da Patrícia Sperandio, sonoplastia de Isaac França. A trilha sonora original é do João do Val Rodrigues e do Nicolas [ ]. E a Marta Avancini e eu apuramos, entrevistamos, roteirizamos e apresentamos esse episódio.

 

Apresentadora: Obrigada por ficar com a gente até aqui! Para acompanhar todos os episódios, siga o Artigo 205 no seu aplicativo de podcast preferido. E até o próximo!

 

Apresentador: Até mais!

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A associação de redes de desenvolvimento da Maré tem como missão garantir que os direitos da população que reside no conjunto de 16 favelas da Maré sejam efetivados. Para tal, busca-se defender os direitos dos moradores, reconhecendo as potencialidades socioculturais, educacionais e econômicas da Maré.  No âmbito dessa parceria estamos fomentando a pesquisa  “ Impactos da pandemia causada pelo novo Coronavírus na oferta de educação pública para moradores da Maré”.

Objetivos da pesquisa: Identificar os impactos da pandemia, causada pelo novo Coronavírus, na educação de alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino médio, oferecidos para a população da Maré por 8 escolas públicas, sendo 5 da rede municipal e 4 da rede estadual de ensino.

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A parceria foi firmada em 2020 e tem como objetivo o fortalecimento institucional. O Geledés é uma organização feminista e antirracista que há 32 anos atua em defesa de negros e mulheres, e que contribuiu para que as questões de gênero e raça fossem percebidas como constitutivas das violações de direitos humanos no Brasil, e por isso nossas ações sempre estiveram voltadas para as questões de educação, saúde, comunicação, mercado de trabalho, pesquisa acadêmica e as políticas públicas. Produções em conjunto:

    • Pandemia e Equidade Racial na Educação
    • Desigualdades de aprendizagem e Pandemia
    • Coleção Educação de Meninas Negras na Educação

RICARDO PAES DE BARROS

Professor titular da cátedra do Instituto Ayrton Senna no Insper, atuou no Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) por mais de 30 anos. Foi subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Possui pós-doutorado em Economia pela Universidade de Chicago e pela Universidade de Yale. Equipe de pesquisa: Laura Muller (Insper) e Sarah Bertolini (Insper)

A associação brasileira de Pesquisadores/as Negros – ABPN – é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, assistência, cultural, científica, e independente, tendo por finalidade o ensino, pesquisa e extensão acadêmico – científica sobre temas de interesse das populações negras do Brasil. No âmbito dessa associação foi idealizado o projeto Afrocientista. A proposta faz parte do conjunto de parceiros fomentados pelo Instituto Unibanco desde 2019.
Projeto Afrocientista
O objetivo do Afrocientista é despertar a vocação científica e incentivar talentos entre estudantes negros e negras matriculados em escolas de ensino médio, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica desenvolvidas pelos Núcleos de Estudos Afro-brasileiro – NEAB e entidades correlatas.
Além de garantirmos o despertar a vocação científica e incentivar talentos entre estudantes negros e negras matriculados em escolas de ensino médio, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica desenvolvidas pelos Núcleos de Estudos Afro-brasileiro. Agora temos o desafio de operacionalizar um projeto de tamanha relevância e complexidade num contexto de pandemia e em formato virtual.
– São 12 NEABs e seus respectivos coordenadores e coordenadoras;
– 12 bolsistas da graduação que apoiam os coordenadores dos núcleos;
– 17 escolas (08 antigas e 9 novas);
– 116 bolsistas da educação básica;

O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum. Seus projetos estão organizados a partir de uma arquitetura de programas baseada em 3 pilares: Formação, Mobilização e Consultoria.

No âmbito dessa parceria, estamos fomentando o Núcleo de tecnologias e recursos de educação inclusiva.  com o objetivo de Identificar, sistematizar e divulgar novas tecnologias e recursos para acelerar o avanço da inclusão escolar por meio da oferta de ferramental prático a educadores.

Objetivos do Núcleo de Pesquisa e Tecnologias: Identificar, sistematizar e divulgar novas tecnologias e recursos para acelerar o avanço da inclusão escolar por meio da oferta de ferramental prático a educadores.

O Instituto Maria e João Aleixo (IMJA) sistematiza e difunde metodologias e tecnologias sociais que ampliam as possibilidades dos sujeitos oriundos das periferias e o seu lugar político na realidade contemporânea. A parceria entre o Instituto Unibanco e o IMJA foi firmada em 2017, como exemplo da potência da composição entre diferentes segmentos da sociedade comprometidos com a garantia do direito à educação.

Foram fomentados dois editais Pesquisadoras da Educação Básica em periferias (2018-2019 e 2019 -2020) para pesquisadores do Brasil e da América Latina com o objetivo de construir conhecimento que reconheça e valorize os sujeitos e territórios periféricos aqui entendidos como lugar de potência, e não como locus da carência e da falta como usualmente é construído no imaginário social.

Acreditamos que as produções decorrentes desta parceria são imprescindíveis na medida em que fortalece a produção de narrativas que combatem o racismo estrutural, institucional e epistemológico vigentes, ancoram-se em evidências, que é um dos valores que orientam a atuação do Instituto Unibanco e gera compreensão de outras formas de se analisar os territórios periféricos, seus sujeitos, práticas e formas de inserção no mundo social.

Produções

1º Edital – Livro 1 (2019)

 

2º Edital – Livro 2 (2020)

 

1º Seminário

 

2º Seminário

 

Observatório de Educação: Coleções produzidas pelo IMJA

Coleção Periferia e trajetórias escolares (2019)

 

É o único fundo independente dedicado às mulheres que existe no Brasil. Tem se dedicado desde o seu lançamento em 2000, a promover e a fortalecer o protagonismo, a liderança e os direitos das mulheres, mobilizando e investindo recursos em suas iniciativas. Objetivo da parceria: A parceria já contou com a realização de dois editais “Elas nas Exatas” entre 2016 e 2018. Hoje o Fundo Elas (2020, e será renovado em 2021) recebe apoio de fomento institucional. Paralelamente estamos trabalho para construir caminhos para construir um caminho para a continuidade do “Elas nas Exatas”(que inclui também a Fundação Carlos Chagas).

Promover a equidade nos processos de acesso e aprendizagem para a educação básica e superior pública.

O Projeto ocorrerá no território nacional, durante o período de setembro de 2020 a setembro de 2021.

A Ação Educativa é uma Ong sem fins lucrativos, que congrega toda a comunidade escolar e agentes envolvidos com o debate educacional para desenvolver metodologias de avaliação para melhoria de processos pedagógicos visando a qualidade educativa.
A parceria com o Instituto Unibanco existe desde 2017 e fomenta a implementação da metodologia “Indiques– Relações Raciais na Escola” no ensino médio em redes públicas estaduais de educação, como parte da implementação da Lei nº 10.639/2013 e, extensivamente, como estratégia de monitoramento das políticas educacionais.
O compartilhamento da visão sobre a importância da garantia do direito à educação para todos e todas as estudantes e a melhoria da qualidade com equidade é um dos combinados que torna promissora a parceria entre Ação Educativa e Instituto Unibanco.
Os aprendizados decorrentes da parceria com a Ação Educativa também têm contribuído para o aprimoramento da atuação do Instituto Unibanco no campo da gestão pública e democrática na educação ancorada no princípio de equidade. Além disso, reforça a relevância da participação da sociedade civil para ampliar diálogos e construir ações para o enfrentamento do racismo no ambiente escolar, a valorização da educação pública e a melhoria da qualidade com excelência para todos e todas estudantes.


Produções
Coleção discute gestão e relações étnico-raciais (2020)

 

Neab/UFMA: Coleção Educação Quilombola (2021)

 

https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/cedoc/detalhe/os-indicadores-da-qualidade-na-educacao-relacoes-raciais-na-escola,9f48a92e-cd71-4599-b6ec-b27490b80f1d

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ALEXSANDRO SANTOS

Doutor em Educação (FEUSP) e pesquisador em estágio pós doutoral junto ao Núcleo de Estudos da Burocracia (EAESP/FGV) e ao Programa de Psicologia da Educação da PUCSP. É diretor-presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de SP. Também é professor do Mestrado/Doutorado em Educação e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores da Unicid. Integra a Ford Global Fellowship (Ford Foundation), iniciativa voltada à articulação de lideranças globais pela equidade. Equipe de pesquisa:

TELMA VINHA

Pedagoga, doutora em educação e professora do departamento de psicologia educacional da Faculdade de Educação da Unicamp.

Realiza pesquisas sobre a qualidade da convivência e do clima escolar, conflitos e violências, desenvolvimento moral e socioemocional e relações interpessoais na escola.

 Integrante do Laboratório de Psicologia Genética da FE da Unicamp, Coordenadora do Grupo de Estudos “Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública” do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp e coordenadora associada do “Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral”, o GEPEM, da Unesp/Unicamp. Autora de livros e artigos diversos. Equipe de pesquisa: Adriana Braga (EFLCH – Unifesp-Guarulhos), Adriano Moro (GEPEM e Fundação Carlos Chagas), Ana Maria F. Aragão (FE/Unicamp), Maria Susana Menin (FCT – UNESP – Presidente Prudente)e Warley Guilger (PPGE/FE/UNICAMP)

SÉRGIO FIRPO

Professor Titular da Cátedra Instituto Unibanco, Diretor de Pesquisa e Coordenador do Doutorado no Insper. Graduado e pós-graduado em economia pela UNICAMP, PUC-RJ e UC Berkeley, foi Professor da UBC, PUC-RJ e FGV-SP. É Pesquisador associado do IZA, GLO, C4ED, UNU-Wider e Metricis. Em 2017 foi eleito Fellow da Econometric Society. É pesquisador nível 1 do CNPq, membro de comitês consultivos de avaliação de fundações e organizações do terceiro setor e de órgãos do governo. Equipe de pesquisa: Clarice Carneiro Martins (Insper), Stefanie Sayuri Sanao (Insper) e Michael França (Insper)

RICARDO MADEIRA

Professor de Economia da USP (FEA-USP), pesquisador da FIPE e fundador da Tuneduc. É Ph.D. em Economia pela Boston University, mestre pela FGV e bacharel pela USP. Suas principais áreas de pesquisa são microeconomia aplicada, economia da educação e avaliação de políticas educacionais. Esteve envolvido em diversos projetos de avaliação de impacto de políticas educacionais. Foi consultor para o Banco Inter-Americano de Desenvolvimento, Banco Mundial e hoje é consultor do Instituto Unibanco. Equipe de pesquisa: Victoria Jaegger (FEA/USP) e Luis Meloni (FEA/USP)
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