Ética de dados: confira canvas com perguntas norteadores sobre dados, impacto, engajamento e processos
As restrições presenciais impostas pela pandemia impuseram a migração das aulas para o ambiente digital, possibilitando uma maior digitalização de dados dos estudantes, assim como despertando reflexões éticas. Essa virtualização trouxe enormes desafios para a rede, mas também representa uma grande oportunidade de análise para fins de planejamento, personalização ou avaliação escolar.
O Open Data Institute (ODI) define ética de dados como “um ramo da ética que avalia as práticas de dados com potencial de causar um impacto adverso nas pessoas e na sociedade – na coleta, no compartilhamento e no uso de dados”. Isso significa adotar, portanto, uma conduta ética no modo como os dados são coletados, usados e compartilhados.
Para ajudar a identificar e gerenciar essas questões éticas, o ODI desenvolveu o Canvas Ética de Dados (Data Ethics Canvas). Trata-se de uma ferramenta com perguntas norteadoras, em 15 blocos, abrangendo quatro áreas: dados, impacto, engajamento e processos (confira na figura abaixo):
O canvas foi desenvolvido de modo a se adequar a qualquer contexto, independentemente do tamanho ou escopo do projeto. É baseado no Ethics Canvas, um framework desenvolvido pela ADAPT – Centro de Tecnologia de Conteúdo Digital, que por sua vez teve como base o Canvas de Modelo de Negócios de Alex Osterwalder. Assim, pode ser útil também no contexto educacional.
Ética de dados na prática
Confira a seguir alguns questionamentos que podem ser úteis para promover reflexões sobre a abordagem ética em relação aos dados dos estudantes.
Em relação aos dados:
- O que sabemos?
2. Quais são as nossas obrigações (há legislações específicas, etc.)?
3. Quais são os nossos direitos?
4. Que limitações os dados têm?
Em relação ao impacto:
- O que estamos tentando alcançar?
2. Quais serão os impactos positivos?
3. Quais podem ser os impactos negativos?
4. Como podemos minimizar os impactos negativos?
Em relação ao engajamento:
- Como interagimos com as pessoas?
2. O nosso propósito está comunicado de modo claro?
3. Estamos sendo abertos e transparentes?
4. Devemos compartilhar nossos dados e resultados?
Em relação aos processos:
- Que sistemas/treinamentos são necessários?
2. O quão frequente e como fazemos revisões?
3. Quais são as nossas ações?
Segundo o ODI, é possível começar em qualquer lugar do canvas e preencher as seções em qualquer ordem – seja na versão virtual ou na impressa, com post-its. Para cada seção, reserve um tempo para analisar as respostas. Ao final, elabore um plano de ação, com prazo e responsáveis. A ideia é fazer as reflexões propostas pelo canvas toda vez que o contexto mudar.
Sobre o ODI
O Open Data Institute, com sede em Londres, tem a missão de conectar, inspirar e preparar pessoas para inovar usando dados digitais. Foi fundado por Tim Berners-Lee, considerado o criador da WWW, e conta com nodes em todo o mundo. O do Rio de Janeiro é hospedado no CRIE.
Quer saber mais? Acesse o canvas na íntegra em inglês.
GLOSSÁRIO DE CIÊNCIA DE DADOS E INTELIGÊNCIA GEOGRÁFICA
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Ética de dados: Segundo o ODI, é um ramo da ética que avalia as práticas de dados com potencial de causar um impacto adverso nas pessoas e na sociedade – na coleta, no compartilhamento e no uso de dados. De acordo com Luciano Floridi e Mariarosaria Taddeo, autores do artigo “What is data ethics?”, a ética dos dados “se concentra em problemas éticos impostos pela coleta e análise de grandes conjuntos de dados e em questões que vão desde o uso de big data em pesquisas biomédicas e ciências sociais, à criação de perfis, publicidade e filantropia de dados, bem como dados abertos”. Desde modo, é preciso estar atento a questões de privacidade e transparência, evitando por exemplo a reidentificação de indivíduos por meio de mineração de dados, fusão de conjuntos de dados, etc., assim como possíveis discriminações a grupos específicos de pessoas.