TOPO

Observatório destaca recomendações para reabertura das escolas

14/05/2020 | Editado em 10/06/2020 21:46

Observatório de Educação – plataforma coordenada pelo Instituto Unibanco que reúne conteúdos sobre Ensino Médio e gestão – publicou análise destacando recomendações de organismos internacionais para reabertura das escolas no contexto da pandemia de Covid-19. 

O texto elenca indicações dos seguintes relatórios: 

  • Framework for reopening of schools, produzido pela Unesco, Unicef, Banco Mundial e WFP; 
  • School reopening, produzido pela Unesco; 
  • ILO Sectoral Brief: Covid-19 and the education sector, produzido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

“As preocupações cobrem um amplo leque de assuntos, abrangendo de práticas pedagógicas ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de questões de saúde ocupacional a medidas sanitárias de descontaminação dos ambientes”, sintetiza a análise. 

São apresentadas ainda ações de alguns países que já estão organizando a retomada das aulas presenciais, como Dinamarca, China e Cingapura.  

O Instituto Unibanco também divulgou recentemente levantamento realizado sob encomenda pelas pesquisadoras Carolina Campos, Flavia Defacio, Débora Lira, Leticia Souza e Victoria Sonnenberg que sistematiza recomendações de diversos relatórios internacionais para reabertura das escolas.  

As recomendações referem-se a três momentos de reabertura das escolas: antes (o que deve nortear a decisão de retorno das aulas presenciais), a preparação e após. A proteção do processo de aprendizagem e de grupos vulneráveis e o reforço das políticas de bem-estar são alguns dos pontos de atenção em comum entre os documentos. 

Para conferir o levantamento completo e as recomendações, clique aqui 

Compartilhe esta notícia!