TOPO

Tutoriais e cursos on-line ensinam como gravar videoaulas

31/03/2020 | Editado em 10/06/2020 21:17

Com o fechamento das escolas ocasionado pela pandemia de covid-19, muitos educadores têm buscado alternativas para dar continuidade às aulas a distância.

Para apoiar os professores que querem lançar mão de recursos digitais e audiovisuais, o Canal Futura elaborou tutoriais e guias diversos com orientações básicas sobre as diferentes etapas do produção de vídeos (roteiro, edição, gravação com celular, distribuição via youtube, entre outros).

A Fundação Lemann e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo também produziram em 2015 a websérie Videoaulas+, um curso online gratuito que ensina professores a criar e gravar as próprias videoaulas. As 10 aulas podem ser acessadas no canal do youtube da secretaria.

Uma outra maneira de se embrenhar no mundo das videoaulas é ouvir as dicas de experts nisso. O YouTube Edu, plataforma que reúne videos feitos por professores, produziu uma websérie de três episódios a partir de um encontro realizado em 2014 que reuniu professores de todo o Brasil para um bate-papo sobre as melhores práticas, dicas, e recomendações para ter um canal de educação.

Compartilhe esta notícia!