TOPO

Dia do Diretor: conheça a gestão colaborativa

12/11/2021 | Editado em 12/01/2022 13:59

Hoje, dia 12 de novembro, comemoramos o Dia do Diretor Escolar. O diretor ou a diretora possui um papel único e fundamental na gestão de uma escola, e combina as lideranças administrativa e pedagógica em um só cargo.

Por conta do papel de líder, deve incentivar, motivar e inspirar, diariamente, tanto a equipe quanto os alunos. Ao passo que busca melhorar cada vez mais a qualidade do ensino, também tem a função de gerir professores e demais funcionários, além de prezar pela integração entre a escola e os responsáveis pelos alunos.

Existem várias formas de conduzir essas diversas responsabilidades, mas hoje destacamos a gestão colaborativa.

O que é Gestão Colaborativa?

Uma gestão colaborativa entende o papel da escola na formação cidadã dos alunos e os coloca como protagonistas de sua própria aprendizagem, em um processo mais democrático e participativo, que leva em consideração as contribuições de todos.

Por que implementar essa gestão?

Muitas escolas que adotaram uma gestão colaborativa observaram melhorias nos índices escolares e uma maior integração entre alunos, pais e professores. Esse modelo de gestão também evita a rotatividade de funcionários e a evasão escolar.

Colaboração x Autoritarismo

Para entender melhor, podemos estabelecer uma relação com o papel do professor. Tradicionalmente, os professores e as professoras eram vistos como detentores do conhecimento, enquanto os alunos tinham um papel passivo de espectadores de sua própria aprendizagem. Atualmente, entendemos que todos da comunidade escolar podem se beneficiar de aulas mais participativas, com trocas significativas entre alunos e professores.

Trabalho em equipe

Para que a gestão colaborativa seja eficiente, é preciso ter o engajamento dos professores. Mais do que isso, é necessário ouvi-los, afinal, eles estão na linha de frente do processo de ensino. Criar um ambiente de trabalho saudável, democrático e que motive, valorize e inspire o corpo docente contribui muito para o sucesso da escola.

O processo de construir uma escola inovadora e que leve a colaboração para todos os seus ambientes pode não ser simples, mas vale a pena. Abrir espaço para o diálogo, a compreensão e o respeito à individualidade é um caminho certo para uma educação que não apenas ensina o currículo escolar, mas também prepara as crianças para prosperarem em seus futuros.

Compartilhe esta notícia!