Especialistas de educação básica de Minas Gerais participam de webinário sobre seu papel na recomposição das aprendizagens
Encontro foi promovido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com o Instituto Unibanco
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com o Instituto Unibanco, realizou, no dia 20 de março, o webinário “O papel do especialista na recomposição das aprendizagens e as ações de fortalecimento do ensino-aprendizagem da SEE/MG”. O evento marcou o início das ações de formação em Gestão Pedagógica em Minas Gerais para 2023 e foi voltado a especialistas de educação básica, diretores escolares e professores.
Com foco na recomposição das aprendizagens no contexto do Novo Ensino Médio, além do engajamento dos profissionais das escolas nesse novo formato, o encontro contou com palestras de Kátia Smole, diretora executiva do Instituto Reúna e ex-secretária de Educação Básica no Ministério da Educação; e de Silene Veloso, analista educacional e integrante da equipe de Educação de Jovens e Adultos da SEE/MG. A mediação ficou a cargo de Bruno Rozenberg, coordenador de Gestão Pedagógica da SEE/MG, e Isabella Cavalcante, subsecretária de desenvolvimento da educação Básica da SEE/MG.
Ao abrir o webinário, Bruno ressaltou a importância do encontro e do programa Jovem de Futuro para o avanço da educação mineira. “Essa é uma ação que compõe uma trilha de formações que nós, em parceria com o Instituto Unibanco, por meio do programa Jovem de Futuro, temos realizado desde 2021 com os especialistas, de modo a fortalecer ainda mais a dimensão da gestão pedagógica na escola”. Segundo ele, assim como os especialistas têm um papel importante na gestão pedagógica, o diretor e o professor também são fundamentais nesse processo.
Em seguida, Kátia Smole destacou a necessidade de atuação pela recomposição da aprendizagem dos estudantes. “Não é só uma questão de ensino. A grande luta é pela aprendizagem. A crença que temos nos jovens, de virarem o jogo e aprenderem, é muito determinante para que, de fato, a recomposição aconteça. Além de focar em metas de aprendizagem, criar culturas colaborativas e aprofundar as aprendizagens, é importante acompanhar, monitorar e dar segurança financeira para que esse projeto aconteça e para criar um ambiente de bem-estar na escola”.
A especialista também explicou que a parceria entre escola e comunidade é fundamental para promover o bem-estar dos estudantes. “É importante que a escola tenha um ambiente socioemocional acolhedor e um espaço físico organizado, além de contar com o apoio dos serviços de saúde e equipamentos no entorno. Há diversas iniciativas disponíveis para apoiar as escolas nesse processo, como a coleção Fortalecimento da Aprendizagem dos Estudantes, disponível no site do Observatório de Educação, do Instituto Unibanco, que traz sugestões de recursos, sequências didáticas, pautas formativas e avaliação diagnóstica para professores e coordenadores pedagógicos”.
Já Silene Veloso, analista educacional e integrante da equipe de Educação de Jovens e Adultos da SEE/MG, concordou com a fala de Katia, enfatizando que o processo de recomposição das aprendizagens requer um olhar cuidadoso e aprofundado por parte dos profissionais da educação. “É fundamental que especialistas de educação básica, professores e equipe pedagógica possuam uma compreensão profunda do currículo para que possam oferecer um suporte adequado aos alunos. Além disso, a priorização de habilidades essenciais e a flexibilização do tempo pedagógico são ações imprescindíveis para manter a continuidade curricular e garantir que os estudantes alcancem os objetivos de aprendizagem propostos”. Segundo ela, em um momento em que a educação enfrenta desafios sem precedentes, a atuação conjunta e comprometida de todos os profissionais envolvidos é fundamental para assegurar o sucesso dos estudantes e o fortalecimento do sistema educacional como um todo.
Gestão Pedagógica em Minas Gerais
O encontro deu início às formações em Gestão Pedagógica que serão promovidas pela SEE/MG para os especialistas das escolas mineiras ao longo do ano. Já está em andamento o novo curso Ferramentas para a Gestão Técnico-Pedagógica (FGTP) e, ainda no primeiro semestre, será lançada a Mentoria 2.0: Desenvolvimento da Liderança Pedagógica. Essas atividades visam aprimorar a liderança pedagógica das escolas, contribuindo para o desenvolvimento de planos e ações focadas nas práticas de ensino, Novo Ensino Médio e estratégias de fortalecimento da aprendizagem.
Resumidamente, a iniciativa visa capacitar os gestores educacionais para que possam implementar práticas pedagógicas que garantam uma melhoria significativa na qualidade do ensino-aprendizagem em sala de aula. Com a capacitação adequada, espera-se que possam desenvolver estratégias que atendam às necessidades específicas de suas escolas, bem como identificar e solucionar os desafios enfrentados pela comunidade educacional. Espera-se que a implementação bem-sucedida dessas práticas pedagógicas gere impactos positivos e duradouros na trajetória educacional e de vida dos estudantes.