TOPO

Webinário apresenta experiências das redes na gestão de pessoas durante pandemia

14/12/2020 | Editado em 14/12/2020 18:12

Na última quarta (dia 9), realizamos o webinário Gestão Estratégica de Pessoas no Contexto da Pandemia, encerrando o ciclo de 2020 da série Gestão da Educação Pública em Tempos de Crise.

Para participar dessa discussão, foram convidados a profa. Cibele Franzese (FGV-EAESP, consultora à frente da série Gestão estratégica de pessoas na educação no contexto da pandemia), Francisca Mascarenha, diretora da Unidade de Gestão de Pessoas (UGP) da Secretaria de Educação do Piauí, e Kamillo Silva, diretor da EEEP Jaime Alencar de Oliveira, em Fortaleza (CE).

O debate abordou as estratégias e as potencialidades da gestão de pessoas para a melhoria da educação brasileira. Cibele ressaltou a importância de uma gestão que trabalhe embasada em dados, tanto quantitativos quanto qualitativos, e para isso é fundamental que ela esteja apoiada no diretor de escola, que conhece a realidade da ponta e é um importante gestor de pessoas. Além disso, apresentou como está sendo construído o projeto Gestão estratégica de pessoas na educação no contexto da pandemia, trazendo as referências que serão utilizadas e como a produção de conteúdo poderá beneficiar gestores(as) de todo o Brasil a avançar nessa pauta.

Já Francisca trouxe muitos dados sobre o Piauí, demonstrando grande conhecimento sobre a rede e apresentando como a UGP pode de fato contribuir com a Secretaria de Educação na preparação e adequação das escolas às novas condições impostas pela crise. Kamillo, por sua vez, detalhou a dinâmica de funcionamento da escola e como o diretor atua, de fato, como um gestor de pessoas, alocando, supervisionando e acolhendo todas as equipes – inclusive de trabalhadores terceirizados – na rotina da escola.

Foi um debate muito interessante e com grande complementaridade entre as falas dos convidados. Diversas das questões tratadas serão objeto de futuras postagens nesta página. Confira a discussão e as perguntas levantadas pelos participantes no vídeo abaixo e não deixe de conferir a terceira postagem do projeto, bastante interativa – um teste para você avaliar como a sua área de RH está estruturada.

* Este post faz parte da série Gestão estratégica de pessoas na educação no contexto da pandemia. A ideia é mobilizar repertórios sobre o tema em diversos formatos, como vídeos, enquetes, pequenos textos e imagens e apoiar as secretarias de Educação.

Compartilhe esta notícia!