TOPO

Expectativas para o cenário educacional em 2022

20/01/2022 | Editado em 21/01/2022 09:15

O ano de 2022 apresenta grandes desafios para o cenário da educação brasileira. Além de todo o contexto que envolve a pandemia da covid-19, que ainda estamos enfrentando, há outro grande acontecimento que marca o ano: as eleições, que definirão os próximos nomes para presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.

A escolha dos novos governantes do país terá impacto direto na sociedade e, por isso, a educação precisa estar no centro do debate e também das escolhas, afinal, é por meio dela que podemos promover mudanças estruturais. Aumentar a presença dos jovens nas escolas, garantir uma aprendizagem adequada e combater e derrotar o racismo exigem ações consistentes e conjuntas, e o momento de olhar para elas é agora.

Pensando nisso, listamos seis grandes pautas que merecem atenção no cenário educacional deste ano:

1 – Desafio da formação e valorização dos professores

A base para uma boa educação é a preparação dos profissionais que estarão na linha de frente do ensino. Assim, é preciso atrair docentes e qualificar o processo de formação deles, além de melhorar as condições de trabalho e remuneração. Para tanto, a gestão pública também deve ser incluída na pauta.

2 – O papel das avaliações e a produção de dados estatísticos

As políticas públicas e os planos de redução das desigualdades e preconceitos passam também pelo conhecimento dos problemas que a educação enfrenta. Por isso, é fundamental aprimorar órgãos de avaliação a fim de gerar dados concisos que sirvam de base para a elaboração de soluções e políticas públicas.

3 –  Investimento em ciência e tecnologia

As produções científica e tecnológica são essenciais para o desenvolvimento da sociedade, e isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia da covid-19. Porém, no Brasil estamos seguindo o caminho oposto, uma vez que o investimento em ciência e tecnologia em 2020 foi de R$ 17,2 bilhões e ficou abaixo do feito em 2009, de R$ 19 bilhões (considerando a inflação do período). Por isso, valorizar e investir na agenda de pesquisa e na produção acadêmica é uma pauta importantíssima.

4 – Financiamento da educação 

Outro ponto de atenção neste ano, quando novos governantes serão escolhidos, é pensar sobre o financiamento da educação. O Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e o Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações) precisam estar orientados para maior equidade e para garantir acessibilidade às novas tecnologias. E como este é o primeiro ano de implementação do novo ensino médio, pensar em como promover um ensino de qualidade, potente, com novos modos de ensinar, que seja híbrido e conectivo, deve ser uma agenda forte.

5 – Formação técnica e profissionalizante

A formação técnica e profissionalizante precisa ter no Brasil o papel fundamental que já tem em outros países. É importante utilizar esse caminho para conferir sentido à vida dos jovens, conectar setores e ser a entrada no mercado de trabalho. Para tanto, se faz necessário buscar soluções inovadoras, contemporâneas, contextualizadas e um investimento sólido, e tudo isso precisa fazer parte da agenda da educação.

6 – Dez anos da política de cotas

Este ano a política de cotas (Lei 12.711) vence e, como prevê a própria lei, deve ser realizado o balanço dos resultados alcançados desde sua implementação, importante engajar a sociedade no debate sobre a continuidade dessa política exitosa e que sofre tantos ataques por desconhecimento, interesses escusos ou simplesmente por preconceito. Nesse contexto é imprescindível que haja participação social e, mais uma vez, um pensamento ativo e determinante sobre os caminhos políticos que o país toma.

Essas são só algumas das pautas que vão movimentar o mundo da educação neste ano. Mas vale ressaltar que é fundamental que estejamos atentos para o desenrolar desses temas, sempre cobrando e buscando soluções ativas, inclusive por meio do voto, o grande caminho da democracia.

Compartilhe esta notícia!