TOPO

Podcast Artigo 205

Na Constituição, o Artigo 205 é aquele que determina a educação como um direito de todos. É também o nome do podcast semanal do Instituto Unibanco em defesa do direito à educação.

Em cada episódio, os jornalistas Marta Avancini e Rubem Barros debatem com acadêmicos, legisladores e profissionais da educação como a melhoria das políticas públicas podem garantir que todos os jovens aprendam com qualidade, a partir de experiências do chão da escola. Nesta primeira temporada, os episódios saem todas as quartas-feiras. A produção é da Rádio 2 e o projeto visual é da Bonita Produções.

Ouça no Spotify e nas principais plataformas de podcast:

Episódios

1: O papel dos diretores

A gestão educacional é fundamental para aumentar a aprendizagem dos estudantes e o diretor de escola é o elo que conecta as diretrizes e políticas públicas ao dia a dia de professores, estudantes e de todos os envolvidos no cotidiano da escola.

No episódio de estreia, o Podcast Artigo 205 discute a importância da liderança do diretor e fala sobre o documento desenvolvido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), com participação da sociedade, para orientar a seleção e formação de diretores.

Participaram os diretores escolares de Santa Maria do Jetibá, no Espírito Santo, Denílson Garcia e da cidade de São Paulo, Juliana Reis; a pesquisadora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Ana Cristina Oliveira; e a secretária de Educação de Minas Gerais, Júlia Sant’anna. Ouça agora:

2: A hora do Novo Ensino Médio

Criado para tornar a escola mais significativa para os jovens e melhorar a aprendizagem, o Novo Ensino Médio começa a sair do papel. Mas e agora? Como vai funcionar?
Neste episódio, vamos tratar da construção dos novos currículos, da formação de professores e de como as secretarias de educação estão comunicando as mudanças para suas redes em busca de adesão.

Os jornalistas Marta Avancini e Rubem Barros conversaram com Kátia Smole, ex-secretária de Educação Básica do MEC; Antônio Augusto Batista, Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Gabriela Moriconi, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas; Gabriela Lotta, Mestre em Administração Pública e Doutora em Ciência Política pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); e Vítor de Angelo, secretário estadual do Espírito Santo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Ouça agora:

3: Novo Ensino Médio na Prática

A implementação do Novo Ensino Médio vai exigir um processo contínuo, ao longo dos próximos cinco anos, com acompanhamento, adequações e muito investimento por parte de governos e gestores públicos da Educação.
Neste segundo episódio sobre o tema, os jornalistas Marta Avancini e Rubem Barros discutem com os seus convidados os desafios, especialmente no âmbito federal, para o sucesso do projeto.
Participam da conversa: Gabriela Lotta, mestre em Administração Pública e doutora em Ciência Política pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); Vítor de Angelo, secretário estadual do Espírito Santo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); Rosimere de Albuquerque Silva, diretora escolar da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco; Osvany Gundim, superintendente de Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado de Goiás; e Rita Jobim, coordenadora de Políticas de Ensino Médio do Instituto Unibanco. Ouça agora:

4: O desafio da intersetorialidade na educação

As relações da escola e das secretarias de educação com outras instituições do estado e da sociedade são essenciais para a garantia da aprendizagem e da permanência do estudante na escola. Mas quais são as possibilidades e desafios envolvidos nessa articulação? Como promover a intersetorialidade entre educação, segurança, saúde e assistência social?
Neste episódio, os jornalistas Rubem Barros e Marta Avancini debatem essas e outras questões com os seus convidados: o cientista político Fernando Abrucio, coordenador da área de educação do Centro de Estudos de Administração Pública da FGV; Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação; Binho Marques, ex-secretário estadual de Educação e de Inclusão Social do Acre.
Os diretores escolares da rede de ensino do estado do Ceará, Francisco Pinheiro e Neusimar Felipe dos Santos, contam como o trabalho em regime de colaboração com outras áreas e setores municipais contribuem para a gestão escolar.

5: Evasão: a fuga de alunos que ameaça a educação

A pandemia agravou um problema que há anos preocupa gestores e especialistas em Educação: a evasão escolar. Não são poucos os jovens que tiveram de interromper os estudos para trabalhar e ajudar no sustento da família ou que perderam o estímulo por causa das dificuldades de acesso às aulas remotas. Neste episódio, vamos retratar os vários fatores que levam os jovens a interromper os estudos e discutir medidas para reverter esse cenário. Participam Daniela Arai, coordenadora de soluções em Políticas Públicas do Instituto Unibanco; Romualdo Oliveira, diretor de Pesquisa e Avaliação do Cenpec, Rosangela Fritsch, pesquisadora da Unisino e, ainda, a gestora escolar de Maceió, em Alagoas, Michele Lins Teles Monteiro.

6: Um longo caminho para a equidade na educação

Expostas pela pandemia, as desigualdades sociais, econômicas, raciais, entre tantas outras que caracterizam o país, afetam diretamente o acesso, a permanência e a aprendizagem dos estudantes. No entanto, esse não é um problema novo.
No Brasil, esses fatores já comprometiam o acesso de milhares de estudantes à educação, tornando-se uma das maiores barreiras para alcançar a equidade na educação. Mas como tornar, de fato, a escola um diferencial positivo para todas e todos?
Participam deste debate, o educador e pesquisador Alexsandro Santos; Carlos Roberto Jamil Cury, professor adjunto da PUC-MG; Ricardo Henriques, superintendente do Instituto Unibanco.
E, ainda, Izolda Cela, vice-governadora do Ceará; Zilene Trovão, gestora escolar do CIMI Professor Dr. José de Aldemir de Oliveira, em Manaus, e a aluna Maria Eduarda, de 17 anos, da Escola Estadual Professora Luiza Marino, no Rio de Janeiro.

7: De onde vem e para onde vai o dinheiro da educação

Em meio às complicações econômicas e sociais impostas pela pandemia da covid-19, o financiamento da Educação passa por transformações como o processo de implementação do novo Fundeb. Neste episódio, vamos debater a distribuição dos recursos financeiros que mantém a política de ensino no país e os problemas que muitas vezes não deixam o dinheiro chegar às redes de educação pública.
Participam da discussão: Úrsula Peres, pesquisadora da USP; Cláudio Tanno, consultor de orçamento e fiscalização financeira da Câmera dos Deputados; Marcelino Rezende, professor da USP/Ribeirão e membro da Fineduca; Josué Passos, secretário de Educação de Sergipe; Caio Callegari, secretário-adjunto de Educação de Mogi das Cruzes, em São Paulo. E, ainda, Angela Batista de Jesus, secretária de Educação de Ibiquera, na Bahia; e Gláucia Bravin, diretora da Escola Estadual Braz Singaglia, no município de Batayporã, Mato Grosso do Sul.

8: Sistemas de avaliação: a educação faz prova

Uma peça fundamental para que o direito à educação se realize integralmente é o aprendizado. Para entender se as crianças e jovens estão, de fato, aprendendo e qual o nível de aprendizado, foram criadas avaliações e indicadores da educação básica. Mas será que esses instrumentos estão mesmo cumprindo o seu papel? É o que os apresentadores Rubem Barros e Marta Avancini discutem no último episódio desta temporada do Artigo 205.  Participam da conversa: Sandra Zákia, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Francisco Soares, professor da Universidade Federal de Minas Gerais e ex-presidente do Inep; Debora Jeffrey, professora da Faculdade de Educação da Unicamp e líder do Grupo de Estudos em Pesquisa e Avaliação; Mirela de Carvalho, gerente de Gestão do Conhecimento do Instituto Unibanco; Jorge Lira, matemático e professor da Universidade Federal do Ceará.